Projeto leitura com HQs
Diante do exposto as historias em
quadrinhos na sua trajetória histórica, além de nos divertir, possuem um papel
fundamental como ferramenta na alfabetização e letramento nas series
iniciais, propiciando aos alunos:
- Participar de interações orais em sala de aula
- Antecipar sentidos e ativar conhecimentos prévios relativos aos textos a serem lidos pelo professor ou elas criança
- Ler em voz alta, com influência, em diferentes situações
- Compreender textos lidos por outras pessoas, de diferentes gêneros e com diferentes propósitos; Ler textos (poemas, canções, tirinhas, textos de tradição oral, dentre outros) com autonomia
- Produzir textos de diferentes gêneros, atendendo a diferentes finalidades, por meio da atividade de um escriba
- Produzir textos de diferentes gêneros com autonomia, atendendo a diferentes finalidades;
- Valorizar os textos de tradição oral, reconhecendo-os como manifestações culturais.
- Vejamos algumas atividades que podem ser feitas em sala de aula utilizando as historias em quadrinhos;
Objetivo
Geral
Levar
o aluno a conhecer outro tipo de discurso incentivando através da historia em
quadrinhos a leitura e a escrita possibilitando o trabalho interdisciplinar.
Estratégia
1°
Momento-Apresentação das historias em quadrinhos e seu surgimento, disponibilizando
ao grupo gibis para a leitura individual.
2° Momento-Apresentação de varias funções e formas comunicativas de diferentes tipos de balões,as onomatopeias disponibilizada de forma escrita e xerocada
3° Momento-Utilização de diferentes imagens, para
a construção de diálogos através das tirinhas
4° Momento-
Produção de texto individual, utilizando personagens da turma da Mônica, ou
criação de seus próprios personagens, possibilitando ao aluno a criação de sua
historia em quadrinho, podendo disponibilizar atividade levando para laboratório de informática, para a construção de sua própria história em quadrinhos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário